Apoio: apoio

Expert Insight

Novas guidelines do ACR 2020 para o tratamento da artrite reumatoide: o que há de novo?

A última atualização das guidelines do ACR (American College of Rheumatology) aconteceu em 2015. Porém, desde essa altura até agora, já foram aprovados fármacos como o sarilumab (inibidor da interleucina-6 [IL-6]), baricitinib e upadacitinib (inibidores da JAK), os quais constam deste novo documento das recomendações do ACR 2020. Em entrevista à News Farma, o Prof. Doutor João Eurico Cabral da Fonseca, reumatologista, professor catedrático e vice-presidente do Conselho Científico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), comentou estas novas guidelines, salientando as implicações que este documento terá na prática clínica diária.

Ver mais

Novas guidelines para o tratamento da artrite reumatoide divulgadas durante a reunião anual do American College of Rheumatology

Foi ontem, dia 9 de novembro, conhecido o draft das novas guidelines do ACR para o tratamento da artrite reumatoide (AR), durante uma sessão integrada no programa da reunião anual do American College of Rheumatology (ACR). O documento integral, atualmente em revisão, será publicado brevemente na Arthritis Care & Research and Arthritis & Rheumatology. Convidado a comentar as principais alterações introduzidas neste documento, o Dr. Luís Miranda, reumatologista no Instituto Português de Reumatologia (IPR), afirmou que “as guidelines do ACR e da EULAR servem de referência às recomendações nacionais da Sociedade Portuguesa de Reumatologia”. As recomendações nacionais para o tratamento da AR encontram-se atualmente em revisão, prevendo-se que estejam prontas para publicação até ao final deste ano.

Ver mais

Novos paradigmas de tratamento da artrite reumatoide

“O paradigma do tratamento da artrite reumatoide [AR] tem mudado nos últimos anos, sobretudo, após o aparecimento de novos fármacos, como os inibidores da Janus Associated Kinases (JAK), e de estratégias cada vez mais dirigidas e focadas na remissão como alvo”. A afirmação pertence à Dr.ª Cátia Duarte, assistente hospitalar de Reumatologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Em entrevista à News Farma, a especialista teceu algumas considerações sobre as sessões na área da AR, integradas no programa da reunião anual do American College of Rheumatology (ACR).

Ver mais

Newsletter

Receba em primeira mão todas as notícias