Apoio: apoio

Atualidade

Telemedicina em Reumatologia: é possível?

Esta pergunta foi o ponto de partida para uma conversa com o Dr. Luís Miranda, reumatologista no Instituto Português de Reumatologia. Será que, após o período de confinamento obrigatório, a telemedicina veio para ficar? O reumatologista responde que, “em termos práticos, a Reumatologia não é das melhores especialidades” para a telemedicina, dada a necessidade de “observar e de avaliar” fisicamente o doente em consulta presencial.

Ver mais

COVID-19 no mundo: impacto na Reumatologia

Durante a sessão “COVID-19 around the world: impact on Rheumatology”, que decorreu na passada sexta-feira, dia 6 de novembro, foram apresentados os dados do COVID-19 Global Rheumatology Alliance Registry (GRA), uma iniciativa à escala global que procura recolher dados sobre os doentes reumáticos que tenham sido infetados pela doença.

Ver mais

American College of Rheumatology emite novas guidelines para a gestão da artrite idiopática juvenil

O American College of Rheumatology (ACR) irá apresentar a atualização das recomendações para a gestão clínica da artrite idiopática juvenil (AIJ) em conferência de imprensa do ACR Convergence 2020, no dia 9 de novembro. As novas guidelines focam-se em abordagens farmacológicas e não-farmacológicas, incluindo tratamentos para a AIJ sistémica, oligoartrite e artrite da articulação temporomandibular (ATM), bem como recomendações para a monitorização da terapêutica e a vacinação. Os fármacos biológicos modificadores da doença assumem destaque em relação aos esteroides e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).

Ver mais

“Resiliência, colaboração e soluções criativas” para enfrentar os desafios impostos pela COVID-19

Durante a sessão de abertura, que decorreu esta quinta-feira, 5 de novembro, a Dr.ª Ellen M. Gravallese, 83.ª presidente do American College of Rheumatology (ACR), após dar as boas-vindas a todos os participantes que, remotamente, assistem à primeira reunião anual do ACR num formato exclusivamente virtual, elencou os desafios e as lições que a Reumatologia aprendeu, no último ano, com a pandemia por COVID-19. De acordo com a reumatologista do Brigham and Women's Hospital, em Boston, os membros do ACR enfrentaram a pandemia por COVID-19 com “resiliência, colaboração e com soluções criativas”.

Ver mais
Pág. 1 de 4

Newsletter

Receba em primeira mão todas as notícias